terça-feira, 12 de junho de 2012

COMO SURGIU A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA.



             COMO SURGIU A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Tendo em vista a necessidade de conhecer a proposta do Ministério de Educação e Cultura (MEC) referente à não retenção de alunos do 2º para o 3º ano do ensino fundamental de nove anos conforme resolução nº. 07 de 14 de dezembro de 2010. Diante de tal exigência considerou-se a necessidade de conhecer a realidade educacional a fim de implementar tal proposição e prever um conjunto de ações para a execução da mesma.  Como ponto de partida divulgou-se amplamente tal proposta nos grupos de estudos de professores, Diretores e coordenadores Pedagógicos da rede municipal de Piratini. A partir de tal necessidade foi construído um projeto visando oportunizar aos educadores espaço para estudos, reflexões a fim de construir uma nova proposta pedagógica. Buscou-se elencar assuntos que dessem contas dessa nova exigência visando qualificar os educadores. Nesse processo formativo estão sendo proporcionados, aos professores, momentos de discussão com temas voltados às necessidades e anseios do momento, sendo trabalhados assuntos como: Ciclos, Progressão Continuada, Alfabetização e Letramento, Currículo, Educação do Campo, Educação Popular, Legislação, inclui-se a esses temas oficina de blog e jornal, bem como conhecer a realidade de outros municípios que utilizam ciclos com sucesso, entre outros.
A UFPEL através do Observatório é parceira na formação continuada na busca da construção de uma proposta pedagógica que melhor atenda essa necessidade.
As TICs (blog e jornal) terão papel importante como meio de propagar e difundir os conhecimentos, além desencadear reflexões sobre a importância desses recursos na ação docente.   A construção de blogs e utilização dos mesmos na ação docente está sendo um diferencial dos demais cursos, pois oportunizaram aos professores contato com essas ferramentas tecnológicas com aliada ao processo ensino aprendizagem. 

Silvia Haussen Garcia


13 comentários:

  1. Olá! pessoal
    Participei da oficina de criação de blogs
    Amei!

    Obrigada.
    Maria enilda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que jóia!!! Não sabia que também eras blogueira!!!
      Bem- Vinda!
      Acessa o blog da nossa escola: http://armandofajardo2010.blogspot.com
      Abraços, Prof.ª Dani

      Excluir
  2. Olá!
    Hoje passamos uma manhã muito produtiva, pois aprendemos criar blog, uma excelente ferramenta para interagir com nossos alunos e colegas.Imagino que meus pequeninos vão amar.
    Silvia, obrigada pela oportunidade, pois com certeza esta aprendizagem irá beneficiar não apenas nós professores, mas também aos alunos que poderão usufluir com mais eficácia da tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Hoje, tivemos uma tarde muito interessante ,aprendendo a trabalhar com blog pois assim,teremos novos conhecimento e oportunidades de interagir com outros seguidores da formação continuada .Obrigada Silvia pela paciência e a oportunidade de estarmos aqui aprendendo a trabalhar com a tecnologia que a cada dia está mais evoluída .
    Abraço.
    Zulma

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog, e solicitar junto aos professores que participam da formação continuada do 5º ano um curso de blog, que no último dia 29 no nosso encontro mensal de formação ao acessar este blog, foi de grande interesse aprender a criar essa nova ferramenta tecnológica, que abrirá novas oportunidades na jornada de ensino, como eternos aprendizes em busca do novo..

    ResponderExcluir
  6. Olá, colega Silvia e demais seguidores deste Blog!
    É uma enorme satisfação poder acessar as postagens relacionadas a formação continuada realizada na rede municipal de ensino de Paratini, visto também realizar um trabalho como Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Sant'Ana do Livramento. E os temas abordados serem de suma importância e interesse também para a nossa realidade local. Sem mencionar a relevância de refletirmos e planejarmos ações que visem a integração das diferentes mídias como ferramentas poderosas e positivas no trabalho a ser desencadeado nos diferentes contextos de sala de aula.
    Parabéns pelo trabalho e tenha certeza que aguardarei ansiosamente pelas futuras edições.
    Um forte abraço
    Carla Carretts
    Coordenadora Pedagógica da SME Livramento/RS
    Tutora Presencial Curso de Licenciatura em Educação do Campo UFPEL

    ResponderExcluir
  7. Silvia, gostei do teu blog, e também do conteudo do blog, estás de parabéns, confesso que vou acompanhar mais teu blog, agora só dei uma olhadinha!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa!!!
    O Blog é uma ferramenta que oportuniza a socilização do conhecimento e, sobretudo, valoriza o trabalho desenvolvido pelos atores escolares:professores e alunos.
    Se referindo as Formações do município é de grande valia para todos nós que acreditamos nas possibilidades de crescimento individual, intelectual e coletivo dos sujeitos escolares.E assim acrescento a ideia de um autor desconhecido:
    "Há homens que lutam um ano e são bons;
    Há homens que lutam muitos anos e são muito bons;
    Mas há porém, aqueles que lutam por toda a vida ,esses sim são imprescindíveis."

    Quue possamos ser imprescindíveis na construção de uma educação mais humana e igualitária em nosso país.
    Prof.ª Daniela Pedra Mattos

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela criação do blog, pois participo dos encontros de formação e o blog vem acrescentar informação e segurança.

    ResponderExcluir
  10. Olá! querida colega Silvia, sou professora e participo das reuniões continuadas referentes a minha disciplina matemática, fiquei sabendo do blog e a partir de agora serei seguidora, pois é muito interesante e com certeza vem acrescentar mais conhecimento para todos nós beneficiando assim nossos alunos.
    Parabéns pela sua criatividade e iniciativa.
    Abraços da colega que muito te adimira Sibele

    ResponderExcluir
  11. Silvia eu acredito que essa tua ideia de criar o blog para divulgar o que está acontecendo nas formações foi excelente,pois nós professoras da rede municipal podemos ter a oportunidade de participar e ficarmos a par do que etá acontecendo.Enfim os teus palestrantes são ótimos principalmente a professora Magda Soares que coordena o grupo de formação de professoras dos 1º;2º e 3º anos iniciais que esclarece as dúvidas sanadas com clareza.Acredito muito no que tu faz.
    bjs carinhosos prof LUCINHA.

    ResponderExcluir

Oficina de Blog

Oficina de Blog
Grupo de Professores do 5º ano - 20/07/2012. Profª Silvia Haussen Garcia

Oficina de Blog

Oficina de Blog
20/07/2012

Oficina de Jornal- 31/07/2012

1º Encontro

1º Encontro
Grupo de Professores de História e Geografia -20/03/2012

2º Encontro

2º  Encontro
Grupo de Professores de História e Geografia -17/04/2012 - Professora Drª. Rosa Elane Antoria Lucas

3º Encontro

3º Encontro
Grupo de História e Geografia - 15/05/2012

4º Encontro

4º Encontro
Grupo de Professores de História e Geografia- 19/06/2012

5º Encontro

5º Encontro
Grupo de Professores de História e Geografia - 10/07/2012

6º Encontro

6º Encontro
Grupo de Professores de História e Geografia -20/08/2012

7º encontro dos professores de Geografia e História-16/10/2012

7º encontro dos professores de Geografia e História-16/10/2012
HISTÓRIA E TEORIAS: Reflexões para o ensino. Prof. Edgar Gandra